O bastonário da Ordem dos Engenheiros quer replicar no país conferências anuais onde se partilhem histórias de vida inovadoras, à semelhança do “MadIT 2024 - Madeira Innovation Talks, um evento aberto ao público em geral e que está a decorrer esta sexta-feira, no Centro de Congressos da Madeira, pelo terceiro ano consecutivo.
Dirigindo-se a uma sala completa (cerca de 350 participantes), Fernando Almeida Santos, reconheceu a excelência do formato MadIT, estando a ser considerada a viabilidade de um “PortugalIT – Portugal Innovation Talks” de âmbito nacional, aproveitando o exemplo do formato madeirense. “O MadIT é uma excelente ideia dos engenheiros da Madeira”, disse, reconhecendo já o facto de constituir uma marca registada a ser aproveitada como parte de uma cultura nacional.
O bastonário não está presente no evento organizado pela Região Madeira da OE, mas destacou, em mensagem por vídeo, a originalidade da iniciativa “Made in Madeira”, na promoção de “uma engenharia das almas” que leva à modernidade e à identificação das populações com a Ordem dos Engenheiros.
Almeida Santos, que relembrou o objetivo da OE para 2024 centrado na igualdade de género na engenharia, destacou a fórmula de sucesso do MadIT centrada na ciência, tecnologia e inovação, sem esquecer a criatividade. “Tudo isto é engenharia. O conhecimento faz se com tecnologia de ponta assente na boa engenharia promovida pelos engenheiros”, ao serviço da sociedade e do desenvolvimento.
Também Miguel Branco, o responsável pela OE na Região, destacou a irreverência, inovação e criatividade do evento hoje a decorrer no Funchal com convidados conceituados nas áreas da tecnologia, ciência, das artes e cultura. “Imagino esta conferência como livro em branco, a completar com os testemunhos de seis palestrantes convidados. É uma simbiose de várias ciências e expressões humanas”, frisou.
Agradecendo às escolas secundárias Francisco Franco e da Levada, que autorizaram a dispensa dos alunos com vista a estarem presentes na conferência, Miguel Branco expressou votos de que o MadIt constitua um momento de inspiração para toda a sociedade, sobretudo para os mais jovens.
Ao longo da conferência, as turmas de artes da Escola Francisco Franco, sob orientação da professora Graça Berimbau, irão ensaiar através de uma sessão de live sketching, a sua visão quanto às histórias partilhadas.
A conferência “MadIT 2024 - Madeira Innovation Talks – Contadores de Histórias de Inovação - Para Partilhar & Inspirar” decorre no Centro de Congressos da Madeira. Objetivo: contribuir para uma “comunidade do conhecimento e da inovação”.
Organizada pela Região Madeira da Ordem dos Engenheiros e aberta à sociedade em geral, o MadIT 2024 tem como convidados Elvira Fortunato, Hélder Sousa, Joana Mendonça, Jorge Buescu, Vanessa Cesário e Teresa Gonçalves Lobo. Um painel inspirador de “contadores de histórias” que irão partilhar histórias de vida, inovação, conhecimento e criatividade, nas áreas da ciência, da engenharia, da tecnologia, da cultura e das artes.