MADEIRA Meteorologia

“Basta de construção na costa marítima do Funchal”, defende Livre

Data de publicação
10 Outubro 2025
12:31

A candidatura do Livre à Câmara e à Assembleia Municipal do Funchal, liderada por Marta Sofia, hoje na última iniciativa apresentou as suas propostas para um ordenamento do território “que privilegia as pessoas, o ambiente e, de forma urgente, a habitação”.

“O Livre assume uma oposição firme e inegociável a novos projetos imobiliários na costa, com a nossa última iniciativa de hoje a focar-se na defesa da Praia Formosa, com um claro ‘Basta de construção na costa marítima do Funchal!’”, afiança.

Marta Sofia sublinha que “o Funchal está a ser sufocado pela especulação. O solo deve servir as pessoas e o equilíbrio ecológico, e não os interesses de quem só vê lucro. A nossa prioridade é travar este modelo. Se não houver mudanças, o número de pessoas em risco de despejo vai aumentar. Exigimos transparência e fiscalização ambiental ativa para proteger o nosso património.”

O partido considera que não é possível falar de ordenamento sem resolver a crise social que dele decorre, por isso, o Livre diz ter um Plano de Emergência Municipal focado nas pessoas que “exige um travão imediato na especulação imobiliária, garantindo a promoção de habitação pública e cooperativa e o combate ao uso abusivo do Alojamento Local (AL) que está a expulsar os funchalenses de casa e sem respostas alternativas para a habitação , porque o mercado imobiliário, não está feito para o bolso dos funchalenses”.

Em alternativa à “betonização”, o Livre propõe a “renaturalização” da cidade através do “Programa Círculo Verde Funchal”, que inclui a criação de microflorestas urbanas em bairros densos para combater o calor extremo e aumentar a biodiversidade, bem como a renaturalização das ribeiras para mitigar os riscos de cheias e aluviões.

“A mudança na gestão do Funchal começa pela Assembleia Municipal, e o voto no Livre é essencial para garantir uma voz ativa e insubmissa perante especulação imobiliária e na insistência na aprovação do Plano de Emergência para a Habitação. É esse o nosso foco eleger para a Assembleia Municipal do Funchal”, defende.

“O Programa Autárquico do LIVRE para o Funchal em 2025, intitulado ‘Funchal para viver: com futuro e dignidade’ , não é apenas um conjunto de propostas, mas sim um ‘Contrato de Dignidade, Futuro e Resiliência com cada cidadão o nosso programa traça um caminho ambicioso para que o Funchal se torne uma cidade verdadeiramente justa, verde e democrática”, conclui Marta Sofia.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Porque razão Nacional e Marítimo desperdiçam tantos pontos na Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas