MADEIRA Meteorologia

Autárquicas: IL acusa Câmara de Machico de prometer trabalho aos jovens em programas de formação

Data de publicação
02 Outubro 2025
14:40

A candidata da Iniciativa Liberal à presidência da Assembleia Municipal, acusa a Câmara de Machico de transformar os Programas de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho “num mecanismo de exploração laboral e de manutenção da precariedade”.

“Estes programas, que deveriam servir para capacitar e criar oportunidades, são usados pela autarquia para suprir carências de recursos humanos nos serviços municipais, recorrendo a trabalhadores sem quaisquer direitos laborais. Estes cidadãos não têm direito a férias, subsídio de férias ou subsídio de Natal, e ainda assim são obrigados a cumprir 35 horas semanais, recebendo uma remuneração inferior ao salário mínimo nacional”, afirma Carolina Alves, em comunicado.

A candidata liberal diz ainda a autarquia de “falsas promessas aos participantes destes programas”, acusando a atual vereação de fazer “a promessas ilusórias” e de garantir “falsamente que os participantes integrarão no futuro os quadros da autarquia”.

“Tais promessas nunca se concretizam, deixando os munícipes enganados, desamparados e numa encruzilhada profissional”, considera.

A Iniciativa Liberal defende “políticas de contratação dignas, transparentes e sustentáveis, que garantam direitos e oportunidades reais aos trabalhadores”, no pressuposto de que “Machico precisa de futuro, e o futuro não se constrói à custa da exploração laboral e da mentira política”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas