A 2ª edição do #CREATEfunchal decorreu, esta manhã, no CCIF - Centro Cultural e de Investigação do Funchal, e contou com a presença do vereador Bruno Pereira. Na ocasião, estavam, ainda, presentes cerca de 70 estudantes das escolas Francisco Franco e Levada, aos quais o autarca deixou uma mensagem de incentivo, referindo a relevância do investimento que a autarquia tem vindo a facultar para os jovens.
Assim, referiu desde as bolsas existentes na atribuição de manuais e material escolar, bem como as que são destinadas ao Ensino Superior, ao investimento materializado no projecto do e-games e na ciência e tecnologia, presentemente a decorrer no CCIF.
Aliás, como frisou, é do "interesse da CMF que os jovens tenham oportunidades de fazerem a sua vida no Funchal".
Nesse sentido, deixou a mensagem que no campo das novas tecnologias e do digital a Região pode empregar e ser competitiva, internacionalmente, já que, como relevou, não existe nestes campos, o "sobrecusto" financeiro que existe, noutros sectores, devido ao facto da Madeira ser uma Região Ultraperiférica.
"As oportunidades, que existem e que são de futuro, dependem também da vontade e do empenho e da qualidade dos jovens", afirmou.
Bruno Pereira acompanhou o estudantes na visita ao CCIF e destacou, ainda, a valência cultural do projecto.
Nesta 2.ª Edição do #CREATEFUNCHAL, a Câmara Municipal do Funchal pretendeu alcançar uma maior proximidade junto do público mais jovem, proporcionando experiências enriquecedoras, promovendo a interação e a participação ativa. O objetivo foi, através da visita ao E-Games Lab, criar um ambiente de aprendizagem diferenciado, onde os participantes possam desenvolver as suas competências e explorar o seu potencial no cenário tecnológico.
Neste sentido, a autarquia lançou o programa 'Os jovens e as tecnologias' onde mensalmente e em parceria com o consórcio E-Games Lab. será dada a oportunidade aos alunos das escolas de 3.º ciclo e escolas secundárias, num máximo de 25 alunos por turno, de visitarem e explorarem as diferentes etapas e processos de produção de um videojogo, bem como os materiais utilizados para esse fim.
As visitas terão lugar nas manhãs das primeiras terças-feiras de cada mês, salvo indisponibilidade de agenda, e as turmas/escolas interessadas deverão realizar inscrição prévia através de formulário cmfonline.funchal.pt/programas/jovens-tecnologias.
Redação