Nas próximas duas semanas, a limpeza urbana do Centro do Funchal será reforçada, de modo a garantir que todos os espaços de festejos do Carnaval estejam constantemente limpos, dá conta a autarquia, em nota de imprensa.
Assim, e já a partir de, hoje, com a abertura do Mercadinho de Carnaval na Avenida Arriaga, a zona merecerá especial atenção do Departamento de Ambiente da Câmara Municipal do Funchal, quer na limpeza do espaço como na recolha de resíduos.
Após o Cortejo Alegórico de Carnaval (sábado, 14 de fevereiro) e o Cortejo Trapalhão (terça-feira, 17 de fevereiro) haverá a habitual operação de limpeza, incluindo a varredura e lavagem dos arruamentos, recolha dos resíduos e recolha dos contentores.
Para além do troço onde decorrem os cortejos (Avenida Sá Carneiro e Avenida do Mar) também serão mantidos limpos todos os espaços do Centro do Funchal, onde irão decorrer os restantes festejos, nomeadamente a Avenida Arriaga, a Avenida Zarco, a Praça do Povo, entre outros.
Deste modo, para cada operação de limpeza foram convocados os vários meios. No sábado, dia de cortejo alegórico, durante o dia está assegurada a limpeza constante da cidade com equipas de trabalhadores a circular entre a população para recolher resíduos abandonados (copos, garrafas, guardanapos, etc.) e as papeleiras mais cheias.
“Para a limpeza após o cortejo, ou seja, entre as 19h00 e as 02h00 estarão de serviço cerca de 80 trabalhadores, incluindo um chefe de serviços, 3 encarregados, cantoneiros de limpeza e motoristas e cerca de 20 viaturas tais como 5 auto-varredouras, 4 auto-tanques, 2 mini-motas, 5 viaturas de caixa aberta e 4 viaturas de recolha de resíduos.
No dia do Cortejo Trapalhão (terça-feira, dia 17 de fevereiro a partir das 16:00), entre as 15h00 e as 00h00 foram convocados cerca de 85 trabalhadores, incluindo 1 chefe de serviços, 3 encarregados, cantoneiros de limpeza e motoristas e cerca de 20 viaturas tais como 5 auto-varredouras, 4 auto-tanques, 2 mini-motas, 5 viaturas de caixa aberta e 4 viaturas de recolha de resíduos, que irão garantir a limpeza de toda a baixa do Funchal após a passagem do cortejo”, divulga a autarquia.