MADEIRA Meteorologia

Auditoria a Junta de Duarte Caldeira chega à imprensa nacional

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Outubro 2023
21:19

Uma auditoria externa à gestão da Junta de Freguesia de São Martinho, entre os anos 2013 e 2017, então presidida pelo socialista Duarte Caldeira, revelou diversos pontos "questionáveis", conforme classifica hoje a revista Sábado.

A avaliação solicitada à empresa PKF Portugal pela atual presidência da Junta, liderada pelo social-democrata Marco Gonçalves, já tinha sido noticiada pelo DN Funchal.

Na altura, Duarte Caldeira considerou que o relatório era "claramente especulativo" e servia para "denegrir" a sua imagem.

A referida auditoria identificou diversas situações questionáveis em torno de viagens promovidas pela Junta de São Martinho: nenhum procedimento contratual foi publicado; a agência de viagens era sempre a mesma e um dos sócios integrava a Assembleia de Freguesia de São Martinho.

As próprias viagens contrariavam o regulamento traçado para o efeito. Destinavam-se à "população que vive com problemas de ordem socioeconómica e de solidão", mas muitas "apresentam valores bastante elevados em regimes de tudo incluído em hotéis de luxo", refere a publicação. E era também sublinhado o facto de o agora membro da secretaria de Estado das Comunidades, tutelada por Paulo Cafôfo, ter aproveitado várias iniciativas da Junta com os seus familiares, acrescenta a Sábado.

À Sábado, Caldeira explicou que havia "viagens mais pequenas na ilha, ao Porto Santo, mas havia outras para diferentes tipos de bolsas, não era só para pessoas com carência como diz o regulamento".

A análise da auditora questiona diferentes aspetos, entre os quais o pagamento de refeições com um cartão de crédito que o "executivo poderia usar de forma pessoal". Vinca terem sido pagas inúmeras refeições "sem nenhuma fundamentação aparente", apontando alguns exemplos: 194 euros no Leenos Funchal; 162 no Restaurante Central Caniço; 245 na Brasserie Funchal; ou 163 no Irema, entre outras.

Edmar Fernandes

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar o Europeu?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas