MADEIRA Meteorologia

Atual modelo de Órgãos de Governo das Universidades Públicas Portuguesas "carece de maturidade"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
25 Outubro 2023
17:28

Arrancou há instantes a sessão solene de abertura do novo ano académico da Universidade da Madeira (UMa), no auditório da reitoria, sito no Colégio dos Jesuítas.

O presidente do Conselho Geral da UMa, Francisco Fernandes, afirmou que o atual modelo de Órgãos de Governo das Universidades Públicas Portuguesas "carece de maturidade, mais prova e troca de experiências entre os vários percursos seguidos nas diversas Academias".
Pese embora Francisco Fernandes assuma que o atual modelo tem contribuído, "na sua globalidade", para um melhor funcionamento das universidades, entende que não têm sido exploradas todas as suas potencialidades.
"Defendo convictamente que o modelo atual traz benefícios à Universidade da Madeira, nomeadamente a inclusão de cerca de 30% de elementos externos no Conselho Geral", disse, acrescentando que, ainda assim, "seria mais útil que a tutela e a Academia, no seu todo, estivessem mais preocupadas com as questões determinantes para o dia a dia das Universidades".
A este respeito, o presidente do Conselho Geral da UMa referia-se às instituições de menor dimensão, "seja nos critérios de financiamento, na abordagem da ultraperiferia, da subescala, do efeito dos custos a suportar pelas famílias em contexto inflacionista, nas soluções de alojamento para os alunos, na valorização das carreiras, na resposta às questões da Manutenção dos Edifícios, na internacionalização e, ainda, na diversificação e qualificação das ofertas, contemplando os cursos em horário pós-laboral, a lecionação em inglês e o modelo de ensino à distância".
A finalizar a sua intervenção, Francisco Fernandes, em todo o caso, louvou os "esforços que a UMa tem desenvolvido no sentido de atrair novos alunos e pugnar por uma maior saúde financeira da instituição".
A anteceder o leque de intervenções, ocorreu a atribuição da distinção ‘UMa Reconhecimento’, referentes a 2021 e 2023.

Mónica Rodrigues

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem vai ganhar o Europeu?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas