MADEIRA Meteorologia

Atleta Marcos Freitas homenageado no Liceu em nome dos Valores

Data de publicação
19 Janeiro 2026
12:59

A Escola Secundária Jaime Moniz viveu, esta manhã, um momento de homenagem ao atleta madeirense, galardoado internacionalmente, Marcos Freitas. O ex-aluno do Liceu, hoje a residir na Alemanha, foi a estrela do projeto “Move-te por Valores”, que procura distinguir não só a genialidade técnica dos atletas, mas, sobretudo, o exercício efetivo da ética no desporto, sendo assim um exemplo para a comunidade.

As coordenadoras do projeto no “Liceu”, Ana Afonso e Maria José Barreto, com a colaboração de Lília Castanha e Paulo Ferreira, dinamizaram uma exposição alusiva ao tema de fundo “Move-te por Valores”, com o testemunho escrito de Marcos Freitas. Um painel descerrado pela presidente do conselho executivo da ESJM, Ana Isabel Freitas, e o pai do atleta, Luís Freitas, que assim representou o filho na cerimónia. Participaram também na inauguração da exposição os diretores regionais da Educação e do Desporto, respetivamente Costa e Silva e David Gomes, entre outras entidades.

Depois da atuação da dançarina e ex-aluna do Liceu, Simone Costa, a presidente do conselho executivo da ESJM enalteceu o mérito e esforço do atleta de ténis de mesa Marcos Freitas. Aliás, Ana Isabel Freitas recuou ao passado, aos tempos de estudante do aluno no “Liceu”, para recordar o acompanhamento permanente dos pais do atleta no sentido de ter apoio para as ausências às aulas por motivos de alta competição.

A escola não pode privilegiar o facilitismo, mas a conciliação do trabalho e do esforço com as atividades dos discentes. Na verdade, sem educação não se pode construir um projeto de vida sólido. Relativamente ao tema de fundo, Ana Isabel Freitas salientou a ideia de os valores não se cingem apenas ao desporto, mas à vida quotidiana.

Por sua vez, o diretor regional de Educação destacou o papel da educação ao serviço de uma sociedade alicerçada nos valores, com o desporto a incutir a cultura da resiliência e do trabalho. Costa e Silva enalteceu ainda o mérito das escolas que promovem os valores do projeto democrático, por forma a formar jovens com os valores do humanismo e do pensamento crítico.

Também o diretor regional do Desporto referiu que a apregoada crise de valores não é de hoje mas de sempre. Segundo David Gomes, é preciso “não baixar a guarda” e elevar os valores do respeito mútuo, da amizade, entre outros, tendo também por base o desporto, com a comunidade educativa a semear princípios para uma vida de sucesso.

O programa comemorativo incluiu uma conferência sobre “A Ética”, participada pelos alunos, tendo por oradores Carlos Léon e João Rodrigues, embaixadores da Ética do Instituto Português do Desporto e Juventude para a Madeira. Ambos os oradores prestaram homenagem ao talento, humildade e espírito de sacrifício de Marcos Freitas, partilhando momentos do exercício da ética do atleta em diferentes competições. Há 20 anos que Marcos Freitas joga fora de Portugal e prepara-se para concorrer à sua sexta competição olímpica.

O velejador olímpico João Rodrigues mencionou que a cultura dos valores é incutida primeiro pela família, moldando assim o percurso futuro do jovem. Uma intervenção que desafiou os jovens a lutar pelo sucesso, no desporto ou outra área, mas com uma formação inequívoca para os valores.

O pai do atleta, Luís Freitas, agradeceu a homenagem ao filho, afirmando que, enquanto o corpo permitir, Marcos Freitas vai continuar a servir o desporto.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual foi o resultado mais surpreendente da primeira volta das eleições presidenciais na Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas