A ata de fundação da Associação Internacional dos Portos das Ilhas da Macaronésia é assinada na Gare Marítima da Madeira, amanhã, pelas 10h00.
O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, estará presente no evento.
A Associação tem como objetivos gerais, no âmbito portuário e marítimo, a promoção, investigação e formação, assim como desenvolver iniciativas comerciais, sociais e culturais com a finalidade, a título de exemplo, de promover a área Atlântica da Macaronésia (Ilhas Atlânticas), como destino turístico de cruzeiros e, especificamente, os respetivos destinos que integram a Associação ou promover a sustentabilidade e as boas práticas dos Portos que constituem a Associação.
A marca Cruise in the Atlantic Islands, CAI, foi criada, em 1994, pelas Autoridades Portuárias da Madeira e de Canárias, tendo sido pioneira neste tipo de associações na Europa. O objetivo foi promover conjuntamente, as ilhas que integram a marca nas participações anuais nas duas maiores feiras mundiais do setor.
Hoje, a rota das ilhas atlânticas representa um mercado de quase três milhões de passageiros.
Com a criação da Associação Internacional dos Portos da Ilhas da Macaronésia, com personalidade jurídica, a marca CAI vai ser potenciada, com a redefinição estratégica e nova dinâmica comercial, atendendo às novas tendências, políticas de marketing e promoção do destino.