A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais (SNBP) reuniram-se, ontem, com o Presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Jorge Carvalho, e com o Vice-Presidente, Carlos Rodrigues. Neste encontro, foram abordados diversos temas, relativos à atividade da Corporação de Bombeiros Sapadores do Funchal (CBSF).
A Direção Nacional de ANBP/SNBP, em comunicado, informou que na reunião foram abordadas:
“- A promessa da passagem da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal (CBSF) a Batalhão será cumprida, estando a ser desenvolvido o trabalho necessário para que o processo ocorra de forma célere;
- A melhoria das condições de trabalho, materiais, formativas e recursos humanos;
- A necessidade de aquisição de equipamentos e viaturas ligeiras,
- O compromisso da CMF de criar as condições necessárias para iniciar a formação destinada aos futuros concursos de promoção, de forma a agilizar o processo e assegurar que todos os elementos, após completarem os cursos exigidos para cada categoria, possam participar nos concursos sem atrasos, garantindo assim que os Bombeiros reúnam todos os requisitos e qualificações necessárias no momento da sua abertura;
- A CMF está a estudar a possibilidade de construção de um novo quartel, uma vez que, tendo em conta o crescimento do efetivo, o atual quartel já não apresenta condições para ser ampliado. Trata-se de um processo que exige tempo, estudos, projetos, identificação do terreno e licenciamento. No entanto, é fundamental desenvolver este trabalho de forma a acompanhar o crescimento e as necessidades da CBSF”
Além destes temas, foi ainda dada a garantia pela CMF que “não serão realizar cortes no orçamento destinado à corporação”, garantindo ainda que “serão feitos reforços financeiros sempre que necessário”.
Estas medidas do novo executivo do Funchal, foram bem recebidas pelo ANBP e o SNBP, como reiteram as associações no comunicado emitido à imprensa, destacando ainda “a disponibilidade e o diálogo demonstrados”