MADEIRA Meteorologia

Associação da Gonçalves Zarco quer trabalhar para um futuro melhor dos estudantes

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
26 Abril 2023
15:47

Francisco Abreu Pinto é o novo presidente da Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, cargo que assume, oficialmente, desde o dia de hoje, com a tomada de posse, esta manhã.

No seu discurso, o aluno disse estar consciente e honrado pela responsabilidade enorme de representar cada um dos 1.228 alunos desta escola", com "uma multiplicidade de religiões, de etnias, nacionalidades, orientações sexuais e até mesmo de condições económicas".

O estudante salientou que "somos todos diferentes, mas muito temos em comum, somos jovens e queremos um futuro melhor e todos somos representados por esta associação".

Nos seus objetivos, o jovem e a sua equipa pretendem mostrar aos colegas "formas de ampliar os conhecimentos em relação ao mundo de oportunidades e experiências circundantes", no sentido de ajudar os alunos a terem sucesso não só na escola. "Hoje em dia, já não bastam as boas notas, precisam de muito mais, de experiências, de vivências, de formações, coisas que por vezes são deixadas para segundo plano pelos alunos por falta de tempo ou de informação".

Francisco Pinto quer que a associação seja um meio informativo dos vários projetos extracurriculares, "que possam melhorar o seu conhecimento e abrirem-lhes portas para um futuro melhor".

O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia felicitou os jovens que assumiram a Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco "pela sua disponibilidade e coragem". No entender de Jorge Carvalho, "é algo desafiante quando assumimos funções representativas e a missão de representar neste caso todos e cada um dos estudantes da escola", como já tinha sido referido pelo novo presidente da Associação. Uma tarefa importante também para dinamizar o associativismo estudantil e juvenil.

Uma nota particular para a representação feminina nesta associação. "É gratificante olharmos para os órgãos sociais e percebermos que a Assembleia Geral é presidida por Matilde Freitas, o conselho fiscal por Mariana Cunha e a tesoureira a Leonor Brazão", referiu Jorge Carvalho, lembrando uma altura em que as associações de estudantes eram predominantemente preenchidas por alunos do sexo masculino. O governante destacou a atitude meritória e voluntária dos jovens que assumiram este organismo

O dia da tomada de posse correspondeu ao dia seguinte á revolução o 25 de abril de 1974, com o país a viver "um grande momento de libertação, porque tínhamos conquistado o direito à participação", num processo de democracia. Jorge Carvalho recordou que, em 1974, a taxa de analfabetos na Região era de 60%", o que era "dramático". Por isso, Carvalho pediu aos alunos para manterem o princípio de participação e de intervenção social.

Paula Abreu

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a mudança regular da hora duas vezes por ano?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas