MADEIRA Meteorologia

“As freguesias são o elo mais direto entre o Estado e a população”, diz Paula Margarido

Data de publicação
22 Outubro 2025
21:08

A secretária regional da Inclusão, Trabalho e Juventude participou hoje, em representação do presidente do Governo Regional da Madeira, na cerimónia de tomada de posse da nova Assembleia de Freguesia de São Roque.

“Este é um ato que honra a democracia local: marca o início de um novo ciclo de serviço público e renova o compromisso de proximidade com cada cidadão”, sublinhou Paula Margarido, lembrando que “as freguesias são a primeira porta do Estado junto das pessoas, o elo mais direto entre quem decide e quem vive, sente e precisa”.

“É nas freguesias que o cidadão encontra o primeiro apoio, o primeiro rosto que escuta e ajuda. É ao presidente da Junta, aos autarcas e aos trabalhadores da freguesia que as pessoas recorrem nas situações mais difíceis, quando há uma urgência, uma necessidade ou até uma aflição”, afirmou, recordando catástrofes como a de 20 de fevereiro de 2010 e os incêndios de 2012 e 2016.

Em dia de luto nacional pelo falecimento de Francisco Pinto Balsemão, Paula Margarido evocou “o homem humilde e o grande estadista” que, à semelhança de Francisco Sá Carneiro, viveu dedicado ao bem comum. “Hoje e sempre, a única obrigação moral que pode ser exigida ao Homem é que deixe o mundo onde nasceu melhor do que o encontrou”, citou a governante, em homenagem a Francisco Pinto Balsemão.

A secretária regional enalteceu ainda a longa e nobre tradição de serviço público “feita de pessoas que conhecem a sua terra”, deixando uma palavra de reconhecimento ao presidente cessante, Pedro Gomes, que, ao longo dos seus mandatos, “honrou essa tradição de proximidade e dedicação”.

Ao novo presidente da Junta, Robert Castro, e a todos os membros agora empossados da Junta e da Assembleia, desejou “o maior sucesso”.

“Que este mandato seja de diálogo, de pontes e de resultados”, concluiu Paula Margarido, reafirmando o compromisso do Governo Regional com a valorização do papel das freguesias por “uma Madeira mais coesa, mais inclusiva e mais próxima”.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho das autoridades no combate ao tráfico de droga?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas