Faz hoje três semanas que o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) foi alvo de um ciberataque que fez derrubar o sistema informático.
Passados 21 dias, o SESARAM informa, em comunicado, que mantém "a gradual recuperação dos centros de saúde da Região, dentro do que é tecnicamente possível de executar e obedecendo às regras de segurança, bem como de outros sistemas que dão apoio à área clínica".
Por outro lado, esclarece que já foi recuperado pela equipa do Núcleo de Informática e Tecnologias do SESARAM, coadjuvado pelas entidades externas, os serviços de atendimento urgente dos centros de saúde da região; os serviços do Hospital Dr. Nélio Mendonça; os serviços do Hospital dos Marmeleiros; banco de sangue; análises; e agenda eletrónica;
Na comunicação de hoje, o conselho de administração do SESARAM "agradece a todos os utentes e profissionais a colaboração neste período excecional".
"No dia de hoje, em particular, reiteramos os agradecimentos à equipa de informática do SESARAM que no dia de hoje, domingo, estão empenhados nos trabalhos de recuperação, abdicando de estar com as suas famílias e amigos", termina.
Alberto Pita