O antigo Centro de Saúde de Câmara de Lobos será a nova casa de instituições do concelho, sob o nome "O Centro". O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã este espaço, pelas 10.30 horas.
O Centro irá acolher: Junta de Freguesia, Casa do Povo, Universidade Sénior, Centro Local da Universidade Aberta e AIG- Associação Insular de Geografia.
"Esta é uma obra importante que vem dar resposta ao problema de falta de espaço com que estas instituições se debatiam", refere uma nota da Presidência do Governo Regional.
O Governo Regional cedeu o edifício à Câmara Municipal, pelo período de 30 anos, tendo a autarquia procedido à sua reabilitação, com recurso a um investimento municipal na ordem dos 700 mil euros.
A elaboração do projeto funcional de recuperação do equipamento foi realizada pelos técnicos da autarquia.
Foram necessários ajustes e alterações espaciais interiores, de forma a dar cumprimento ao programa preconizado pelas várias entidades que farão parte do "O Centro".
Uma reabilitação que respeitou ao máximo a integridade do edifício, assegurando-se assim que este permaneça como um marco histórico e arquitetónico, mantendo os seus traços, que marcaram uma época, permitindo que continue a fazer parte da paisagem urbana por muitos anos.
A escolha do nome "O Centro", segundo a CM Câmara de Lobos, respeita a tradição. Era assim que os Câmara-lobenses sempre se referiram ao antigo Centro de Saúde.
Redação