Uma angarição de fundos está a decorrer na plataforma gofundme a favor de uma criança, de 12 anos, com autismo, que precisa de um quarto para ser feliz.
O Santiago, com grau 2 de autismo, vive com os pais e os três irmãos, em Santa Cruz, numa casa com apenas dois quartos, e, devido à sua condição, precisa de privacidade e de um espaço onde possa dedicar-se ao canto e ao piano.
A iniciativa do ‘croudfunding’ partiu da psicóloga da Associação ‘Os Grandes Azuis’, instituição dedicada a pessoas com autismo, que segue o caso deste menino e achou que esta seria uma boa solução para conseguir apoio financeiro.
Conforme é explicado, a família quer construir um quarto para o Santiago, mas enfrenta várias dificuldades.
Devido ao Plano Diretor Municipal (PDM), não é possível recorrer a construção em cimento ou materiais que exijam licença camarária. Assim, foi pedido um orçamento para uma solução alternativa, segura e adaptada, com recurso a estruturas em painel sanduíche, pladur, pavimento vinílico e caixilharia em alumínio.
A obra está orçamentada em 33.459,72 euros e neste momento, com pouco mais de uma semana, já foram angariados 940 euros.
A psicóloga Maria da Paz Rodrigues apela a todas as pessoas que podem ajudar que o façam, proporcionando a esta criança “muito especial”, que gosta das artes e tem na música “o seu refúgio”, a oportunidade de ter o seu próprio espaço.