Quatro turmas do 11.º ano do curso de Ciências da Escola Secundária Jaime Moniz participaram, no passado passada quarta-feira, 12 de novembro, numa palestra intitulada ‘Parasitas e bactérias nos alimentos’, organizada pelo Núcleo Museológico da escola.
Esta iniciativa integrou o programa da exposição ‘A Microscopia no Ensino Liceal’, patente no Largo do Museu até 17 de novembro, no âmbito da celebração do Dia do Microrganismo, assinalado a 17 de setembro.
A sessão foi conduzida pelas especialistas Margarida Neves da Costa, responsável técnica pelas análises veterinárias, e Maria João Carvalho, responsável técnica de microbiologia alimentar, ambas do Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar, segundo explicou a Escola Secundária Jaime Moniz atrsvbés de comunicado de imprensa.
As investigadoras apresentaram aos alunos uma visão sobre o trabalho laboratorial realizado na análise de produtos alimentares e na verificação das condições de higiene pública veterinária.
Durante a palestra, os participantes assistiram à exibição de um vídeo sobre o Laboratório Regional de Veterinária e Segurança Alimentar, entidade de referência na Madeira dedicada à qualidade e segurança dos alimentos e à proteção da saúde animal. As especialistas explicaram as várias etapas do processo laboratorial e ilustraram os riscos, usando como exemplos bactérias patogénicas que podem contaminar produtos alimentares comercializados, e parasitas que podem surgir na carne e no peixe, descrevendo os respetivos ciclos de contaminação.
Para o estabelecimento de ensino, esta iniciativa serviu para aproximar os alunos da realidade científica e profissional e reforçou a importância da segurança alimentar e da investigação na proteção da saúde pública.