MADEIRA Meteorologia

Alunos da Ribeira Brava estudam microalgas e outros organismos aquáticos

Data de publicação
12 Fevereiro 2024
10:29

Pelo segundo ano consecutivo, os alunos de 8.º ano da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (EBSPMA), na Ribeira Brava, experimentaram o papel de investigadores dedicando-se ao estudo de “Microalgas e outros pequenos organismos aquáticos”, do Serviço Educativo da ARDITI.

Numa iniciativa do projeto Mare Nostrum daquele estabelecimento de ensino, que decorreu durante três semanas, os jovens cientistas beneficiaram da oportunidade de contactarem com a biotecnologia que permite testar diferentes condições experimentais no crescimento de microalgas e rotíferos, bem como no comportamento de artémias.

Esta iniciativa contou com a colaboração do biólogo marinho Ricardo José (MARE-Madeira), e do Centro de Maricultura da Calheta, Direção Regional de Pescas e Mar da RAM, tendo por principal finalidade a exploração in vivo de conceitos biológicos e ecológicos, com aplicação de cálculo e representação gráfica abordados no currículo das Ciências Naturais do 8.º ano, como a fotossíntese e as cadeias tróficas.

Numa altura em que o tema da pressão sobre os recursos alimentares é um assunto cada vez mais na “ordem do dia”, estes alunos tiveram a oportunidade de discutir e analisar criticamente algumas soluções ambientalmente sustentáveis, sempre tendo por diretriz fundamental a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Gestor do Europe Direct Madeira
29/02/2024 08:00

O mês que agora termina fica indubitavelmente marcado pelos debates televisivos em catadupa, embora a música não tenha fugido muito ao que era esperado:...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que se segue à demissão de Miguel Albuquerque?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas