Os dias 13 e 14 de abril ficaram marcados por um programa intensivo de aprendizagem fora da sala de aula para os alunos do 8.ºA da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (EBSPMA), na Ribeira Brava.
A iniciativa, organizada pela coordenação do Projeto Mare Nostrum – Escola Azul, teve como fio condutor a sustentabilidade ambiental e o conhecimento do mundo marítimo.
No primeiro dia, a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) esteve na escola para dinamizar uma palestra sobre Economia Circular. Mais do que uma exposição teórica, a sessão desafiou os jovens a trabalhar em grupo e a pensarem em soluções concretas para áreas do quotidiano como a energia, a alimentação e os transportes propondo medidas para reduzir o desperdício e preservar os recursos naturais.
No dia seguinte os alunos visitaram os Laboratórios de Investigação Pesqueira e a Lota do Funchal, onde puderam observar de perto a realidade do setor das pescas e da investigação científica marinha. Nos laboratórios, ficaram a conhecer os processos de análise do pescado, incluindo a deteção de toxinas e o estudo da biologia e ecologia das espécies marinhas da Região. Na Lota, acompanharam as etapas de processamento e leilão do pescado, com destaque para os mecanismos de controlo de qualidade e inspeção sanitária.
A coordenação do projeto destacou “o papel articulado destas duas entidades na garantia da sustentabilidade dos recursos marinhos, da segurança alimentar e do apoio à pesca artesanal”, sublinhando “o seu contributo para a formação de alunos mais conscientes, críticos e participativos”.
O Projeto Mare Nostrum – Escola Azul continuará a desenvolver iniciativas ao longo do ano letivo, no âmbito do compromisso da EBSPMA com a educação ambiental e a literacia dos oceanos.