O Município do Funchal apresentou esta sexta-feira, no salão nobre da autarquia, o programa oficial das festividades de Natal e fim de ano, um calendário que volta a encher a cidade de cor, música e animação, com especial destaque para a Aldeia de Natal, inaugurada a 5 de dezembro.
A estrutura, que funcionará até 6 de janeiro, abre portas às 16h00 e contará com a chegada do Pai Natal meia hora depois, às 16h30.
As comemorações arrancam já no dia 1 de dezembro, com o evento “Magia do Natal no Mercado”, cuja inauguração está marcada para as 17h00. Este momento assinala oficialmente a abertura da quadra natalícia no Funchal, com o tradicional acender das luzes a iluminar a cidade. Entre 4 e 6 de janeiro, os Paços do Concelho acolhem ainda a habitual mostra de presépios, visitável entre as 09h00 e as 17h30.
Além da inauguração, a Aldeia de Natal contará com várias atividades ao longo do mês. O já conhecido comboio natalício terá este ano um horário alargado, funcionando às 11h00, 13h00, 15h00, 16h00, 17h30 e 19h30. Mantém-se igualmente a oferta de pipocas e algodão-doce para os mais novos.
O tradicional Mercado de Natal decorre nos dias 7, 14 e 21 de dezembro. No primeiro domingo, o destaque vai para moda, acessórios e decoração. No segundo, para iguarias e produtos regionais. O terceiro domingo será dedicado às feiras temáticas, reunindo os principais eventos organizados ao longo do ano.
As Mesas de Natal da Bordal, em parceria com a histórica fábrica de bordados, abrem ao público entre 12 de dezembro e 4 de janeiro, no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias. No mesmo palco será apresentada a peça “Natal Jack”, de 17 a 21 de dezembro.
A Missa do Parto da Câmara Municipal está marcada para 19 de dezembro, às 07h00, na Igreja do Colégio, reunindo funcionários e visitantes num dos momentos mais tradicionais da época.