O presidente da Assembleia da República está, neste momento, a visitar a ARDITI, no Madeira Tecnopolo, numa visita acompanhada pelos secretários regionais de Turismo, Ambiente e Cultura, e de Educação, Ciência e Tecnologia, com a presidente do Parlamento madeirense a liderar o encontro.
Rubina Leal enalteceu a importância da presença de Aguiar Branco nesta agência que gere vários projetos científicos, seguindo ainda uma visita posterior à Universidade da Madeira.
Já Eduardo Jesus, entende que este é um momento importante para sensibilizar a República para determinadas questões, sublinhando que “o mar não deve ser uma questão de disputa política”.
“Temos uma grande área protegida – 89% do nosso mar –, temos liderado vários projetos internacionais que nos dá credibilidade, mas infelizmente por questões políticas há um certo distanciamento na gestão do mar e um atraso significativo na nossa autonomia na gestão destas competências”, vincou o governante.
Aguiar Branco está a conhecer o trabalho desenvolvido pela ARDITI, o “motor científico”, da Região, como descreveu Rui Caldeira, presidente da agência, que conta com cerca de 150 colaboradores.