MADEIRA Meteorologia

Agitação marítima forte até ao fim da tarde de sexta-feira

Data de publicação
13 Fevereiro 2025
17:46

A Capitania do Porto do Funchal emitiu um aviso de agitação marítima forte para a orla costeira do arquipélago que vigorará até às 18h00 de sexta-feira, 14 de fevereiro.

Vento: Quadrante oeste fraco (7.41-11.11 KM/h) a bonançoso (12.96-18.52 KM/h), tornando-se gradualmente sul,/sudoeste bonançoso a moderado (20.37-29.63 KM/h), aumentando gradualmente parar moderado a fresco (31.48-38.89 KM/h), por vezes muito fresco (40.74- 50 KM/h), a partir do início da tarde.

Visibilidade: Boa a moderada, por vezes fraca no final do período.

Ondulação:
- Costa Norte: Ondas noroeste 1,5 a 2,5 metros, aumentando gradualmente para 2,5 a 3,5 metros, aumentando para 3 a 4 metros no final do período.
- Costa Sul: Ondas Sul/Sudoeste 1 a 1,5 metros, aumentando gradualmente para 1,5 a 2,5 metros na parte oeste.

É recomendada a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras, nomeadamente:

- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;

- Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda;

- Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas