O ADN - Alternativa Democrática Nacional, na pessoa da candidata Carolina Martins, defende um programa de desporto para todos no Funchal.
“Tendo em conta que existem imensas evidências científicas que comprovam a importância do desporto para todas as pessoas desde tenra idade até idosos e compreendendo que para a concretização desse ‘investimento’ alongo prazo na Saúde e qualidade de vida da população é essencial melhorar vários aspetos”, começa por referir.
Desse modo, o ADN propõe 3 tipos de propostas focando 3 pilares principais. Em primeiro lugar, a saúde e bem-estar, com natação gratuita para todas as crianças do 1°ciclo; umprograma de ‘Desporto Sénior’ caminhadas, yoga e afins ao ar livre,hidroginástica; polidesportivos e parques de exercício ao ar livre em todas as freguesias incluindo pistas de atletismo; e piscina municipal em zonas carenciadas (ex: Sto António e S. Roque).
Em segundo, destaca a Juventude e inclusão, através de um programa ‘Funchal ativo’ com parcerias com escolas e clubes para diversificar modalidades; bolsas municipais para jovens atletas regionais que representem o Funchal em provas Nacionais, Europeias e Internacionais; centro municipal de Desporto Adaptado para pessoas com deficiência; e apoio especial a clubes de bairro, promovendo Inclusão social atravésdo desporto.
Em terceiro, o turismo e a projeção internacional, mediante uma maratona Internacional do Funchal com maior impacto e divulgação; eventos naúticos e da natureza- regatas, surf, trail, running, BTT; apoiar os Movimentos de escuteiros em cada freguesia; umaapp Municipal de Desporto para reservas, inscrições e agenda deeventos; ecomplexos desportivos sustentáveis , auto- suficientes e commanutenção constante.
“Estas são apenas algumas propostas que sendo exequíveis podem contribuir para uma melhoria das condições de Saúde como um todo dos Munícipes em geral de todas as faixas etárias e com diferentes interesses desportivos”, conclui.