MADEIRA Meteorologia

ADN propõe aumento nos pagamentos a membros das mesas de voto

Data de publicação
08 Junho 2025
15:25

O ADN – Alternativa Democrática Nacional defendeu este domingo a atualização do valor pago aos membros das mesas de voto, considerando que os montantes atuais não acompanham a responsabilidade e o esforço exigidos. A posição é assumida pelo coordenador regional do partido, Miguel Pita, em comunicado enviado à imprensa.

“O Partido Político ADN - Alternativa Democrática Nacional considera um contrassenso assistirmos a notícias como ‘Região elimina corte de 5% nos salários de políticos’, mas entretanto esquece todos aqueles que de forma indireta contribuem para a manutenção da Democracia e Estado de Direito em Portugal, através dos serviços prestados nos respetivos atos eleitorais, como é o caso dos membros das mesas de voto”, refere o documento.

O partido questiona se não estará na altura de rever o valor pago a essas pessoas, lembrando que “antes da entrada da Troika em Portugal em 2011-2014 chegaram a ser pagos 76EUR a cada um, que entretanto baixou para os 50EUR e atualmente situa-se nos 63EUR”.

Citando a inflação acumulada e o tempo de serviço prestado, Miguel Pita sublinha: “Num serviço que se inicia por volta das 07:00 da manhã e termina em média próximo das 21:00, com toda a responsabilidade inerente a essas funções, se seria ou não justo atualizar para os 90EUR, tendo em conta que a cada ato eleitoral e apesar do crescente número de partidos a concorrer, a dificuldade para recrutar cidadãos para essa função, é cada vez maior.”

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
18/12/2025 08:00

Há uma dor estranha, quase impossível de explicar, que nasce quando alguém que amamos continua aqui... mas, aos poucos, deixa de estar. Não há funerais,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual o valor que gastou ou tenciona gastar em prendas este Natal?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas