MADEIRA Meteorologia

ADN alerta para falhas na proteção das vítimas de violência doméstica

Data de publicação
26 Agosto 2025
9:25

A candidatura do Partido ADN - Alternativa Democrática Nacional à Câmara Municipal do Funchal, liderada por Miguel Pita, divulgou um comunicado assinado pela mandatária e candidata Sofia Carolina Silva, alertando para o que considera ser “um falhanço coletivo” na resposta às vítimas de violência doméstica.

Segundo dados citados pelo ADN, em 2024 registaram-se 30.086 queixas junto da PSP e da GNR, mas apenas 5.402 agressores estavam presos no final do ano, “uma taxa de sucesso de apenas 18%”. Foram ainda contabilizadas 22 mortes associadas a este tipo de crime.

Na Região, acrescenta a nota, só no primeiro semestre de 2025 foram registadas 135 queixas de violência doméstica. Para o partido, “Portugal está a falhar com as vítimas”, sendo necessárias medidas mais rápidas e firmes, maior apoio psicológico e reforço de recursos humanos e financeiros na prevenção.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas