MADEIRA Meteorologia

ADENORMA e Segurança Social parceiras na criação de sala Snoezelen para idosos e grupos vulneráveis

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
19 Janeiro 2026
10:47

Foi assinado, esta manhã, um protocolo entre ADENORMA e o Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM), na tutela da Secretaria Regional de Inclusão, Trabalho e Juventude, que permitirá a criação de uma Sala Snoezelen no Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão de São Vicente, reforçando a resposta a pessoas com deficiência, idosos e outros grupos vulneráveis da Zona Norte da Região.

Como explicou a secretária regional, trata-se de uma parceria que resulta da “sinergia de esforços entre uma IPSS e a Instituição Social da Madeira”, com o objetivo de proporcionar uma resposta mais qualificada não só aos utentes do CACI de São Vicente, mas também a outros utentes da ADENORMA e idosos em situação de maior fragilidade. Paula Margarido sublinhou que a literatura científica reconhece as salas Snoezelen como uma resposta eficaz para pessoas com deficiência e fragilidades cognitivas, considerando um “gosto e privilégio” cooperar para este projeto.

Já o presidente da associação, Medeiros Gaspar, explicou que o protocolo representa “o primeiro passo indispensável” para avançar com uma candidatura a financiamento. A ADENORMA irá ceder o equipamento, estimando um investimento entre 10 e 15 mil euros, sendo 15% suportado pela própria entidade promotora. “Sem a cedência do espaço não poderíamos avançar para a candidatura”, frisou, acrescentando que a sala beneficiará utentes do CACI e idosos, com acompanhamento técnico da Segurança Social.

Já a presidente do ISSM, Nivalda Gonçalves, referiu que o CACI de São Vicente, localizado no Rosário, apoia atualmente 20 utentes e que esta será a terceira sala Snoezelen integrada em CACIs na Região, que conta com 11 centros e cerca de 400 utentes. A nova resposta será prioritariamente destinada ao concelho de São Vicente e à população da Zona Norte, colmatando uma lacuna territorial existente.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como interpreta a suspensão da exigência de situação contributiva regularizada para acesso ao Subsídio Social de Mobilidade?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas