A ACIF – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira marcou presença no encontro territorial do projeto I3-URBAN, no âmbito do programa Interreg MAC 2021-2027, que decorreu nos últimos dias 5 e 6 de março, na Ilha do Sal, em Cabo Verde.
Este Encontro do projeto I3-URBAN contou com diversos parceiros institucionais e agentes económicos, e que teve como principal objetivo reforçar a cooperação territorial e promover a inovação urbana, através da partilha de experiências entre as regiões participantes, nomeadamente Madeira, Canárias, Açores e Cabo Verde.
Durante o primeiro dia realizaram-se sessões institucionais, uma mesa redonda de diálogo entre parceiros e atores locais e uma mesa técnica, onde foram apresentados os resultados das atividades já desenvolvidas no projeto, bem como analisado o estado de execução e planeadas as próximas ações.
No segundo dia teve lugar uma visita técnica à zona comercial e a diversos pontos de interesse da Ilha do Sal, permitindo aos participantes conhecer no terreno a dinâmica do comércio local e identificar oportunidades de desenvolvimento e valorização turística e urbana.
Em nota, a ACIF aponta que a participação “reforça o seu compromisso com a cooperação internacional, a inovação urbana e o desenvolvimento económico, contribuindo para a troca de conhecimento e para a criação de novas oportunidades de colaboração entre os territórios da Macaronésia e países parceiros”.