MADEIRA Meteorologia

ACIF congratula Governo Regional pela medida de aumento da capacidade de atracação no Porto do Caniçal

Data de publicação
08 Outubro 2025
11:36

A Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira (ACIF-CCIM) congratula-se com a decisão do Governo Regional de autorizar, ainda que de forma temporária, a atracação de navios de maior porte nos cais norte e sul do Porto do Caniçal.

“É importante lembrar que, desde final de 2024, recorrentemente, estão destinados à Ilha da Madeira cerca de 1.500 TEU´s semanais, com partida dos portos continentais, sendo que a capacidade dos navios que servem a Região ronda os 1.250 a 1.300 TEU´s por semana - estando a operar na sua capacidade máxima -, o que significa que, por semana, ficam por chegar à RAM 250 a 300 TEU´s”, lembra a ACIF, através de um comunicado enviado à redação.

Mais entende que a Resolução do Conselho do Governo Regional n.º 756/2025, de 6 de outubro de 2025, vem responder a uma necessidade premente, há muito sinalizada pelos agentes económicos, perante as atuais limitações de capacidade no transporte marítimo de mercadorias para a Região. “A medida permitirá aliviar os constrangimentos que vinham comprometendo o regular abastecimento de bens essenciais, como alimentos, medicamentos e materiais de construção, e que representavam já um risco para a normal atividade económica da Madeira”, destaca.

A ACIF-CCIM tem vindo a alertar para a urgência de reforçar a capacidade logística e portuária da Região, defendendo soluções de curto prazo que possam garantir o funcionamento contínuo da cadeia de abastecimento, sem prejuízo da concretização de soluções estruturais de médio e longo prazo.

“Com esta decisão, o Governo Regional demonstra sensibilidade às preocupações do tecido empresarial e contribui para reforçar a resiliência e competitividade da economia madeirense”, remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Enfermeira especialista em reabilitação e mestranda em Gestão de Empresas
11/12/2025 08:00

O inverno chega e com ele, a pressão sobre os pulmões e sobre o sistema de saúde. As infeções respiratórias agravam-se: gripe, bronquiolites, crises asmáticas...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a entrega do Prémio Nobel da Paz a Maria Corina Machado?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

Últimas