MADEIRA Meteorologia

“A sustentabilidade deixou de ser um compromisso e passou a ser uma desculpa conveniente”, diz PAN

Data de publicação
30 Novembro 2024
14:17

“Nos últimos tempos, o termo ‘sustentabilidade’ tornou-se palavra comum nos discursos políticos, uma palavra de ordem que parece resolver tudo e nada ao mesmo tempo. No entanto, na Madeira, a sua utilização tem servido mais como adorno retórico do que como base para políticas públicas sólidas e eficazes”.

Quem o diz é o PAN que, hoje, voltou ao terreno e plantou 150 árvores nas serras da Ribeira Brava, e aproveitou e fez um “fact-check” à realidade.

“Enquanto o Governo Regional continua a glorificar prémios e rankings internacionais sobre o destino Madeira, os residentes enfrentam dificuldades crescentes. Os nossos percursos naturais, antes espaços de lazer e conexão com a natureza, tornaram-se intransitáveis pela pressão turística. Os horários de circulação em zonas centrais transformaram-se num quebra-cabeça e o problema mais alarmante de todos, o galopante aumento do custo de vida, é uma realidade que o Governo insiste em ignorar”, aponta o partido.

O alojamento local, amplamente promovido como uma fonte de rendimento sustentável para as famílias, tornou-se, segundo defende o PAN, “um problema descontrolado, que empurra cada vez mais madeirenses e porto-santenses para fora do mercado habitacional”.

Mais indica que os residentes enfrentam uma batalha desigual num setor onde “sustentabilidade” é só uma palavra bonita para justificar a falta de regulação e planeamento.

”A sustentabilidade deixou de ser um compromisso e passou a ser uma desculpa conveniente. Enquanto o Governo usa o termo como um escudo nos seus discursos, as pessoas perdem a capacidade de viver e prosperar na sua própria terra. É urgente devolver o conceito de sustentabilidade ao seu verdadeiro significado: garantir o equilíbrio entre as necessidades da população e a preservação do nosso meio ambiente para as gerações futuras.”, afirma Válter Ramos, Vice Porta-voz do PAN Madeira.

“A sustentabilidade que defendemos não é sobre investimentos desenfreados, mas sim sobre políticas que promovam qualidade de vida, acesso à habitação, mobilidade eficiente e preservação dos recursos naturais. Sustentabilidade é sobre pensar no futuro, projetar um arquipélago onde o turismo, os negócios e a vida dos residentes coexistam de forma harmoniosa e equilibrada”, sustenta.

O PAN Madeira exige que o “Governo Regional pare de utilizar palavras ocas” como cortinas de fumo.

“Não é suficiente falar de sustentabilidade; é preciso agir em consonância com os valores que a palavra implica. É hora de olhar para as pessoas, para as suas dificuldades e aspirações, e abandonar discursos vazios em prol de ações concretas que façam da Madeira um exemplo real de equilíbrio e futuro sustentável”, remata.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Que importância atribui à eleição pela 10.ª vez consecutiva da Madeira como melhor destino insular do Mundo, nos “óscares do turismo”?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas