A Comissão Coordenadora Iniciativa Liberal Madeira lembrou hoje que a preservação do "nosso património natural é uma obrigação de todos", tendo saudado e agradecido "todos aqueles que zelam activamente pelo ambiente, que o pensam, que o sentem e que o vivem".
"A gestão sustentável do ambiente é a única forma de garantir que as gerações actuais satisfazem as suas necessidades, sem colocar em risco a satisfação das necessidades das gerações vindouras", lê-se em comunicado de imprensa assinado por Duarte Gouveia.
"Seríamos muito mais felizes se adotássemos o princípio de que há uma impossibilidade prática de querer deixar o mundo exatamente como o encontrámos. A natureza é, ela própria, fluida e não estagnada, a natureza deixa marca na natureza. Que a intervenção humana pode acelerar processos, isso é inegável, mas querer que a nossa pegada em tudo aquilo que nos rodeia seja nula, é uma utopia", acrescenta-se na nota.
"O que temos que procurar é minimizar os danos causados na natureza e procurar ajudar na regeneração daquilo que é danificado. A nossa intervenção está presa a duas coisas que podem ser controladas, o excesso de consumo e a poluição. É pela consciencialização de todos que podemos ter um ambiente menos afectado pela nossa intervenção", conclui a Iniciativa Liberal Madeira.
Redação