MADEIRA Meteorologia

CDS: "Na política quem fica com o poder absoluto fica com arrogância absoluta"

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
02 Setembro 2021
21:24

O líder do CDS pediu hoje aos eleitores para distribuírem os votos, porque "na política quem fica com o poder absoluto normalmente se traduz em arrogância absoluta".

"O meu avô dizia uma coisa, a propósito dos bancos e também serve no dia das eleições: nunca se coloca os ovos todos no mesmo cesto, nunca se coloca o dinheiro todo no mesmo banco, nem nunca se coloca os votos todos do mesmo lado. Colocar em vários cestos dá mais segurança, se alguma coisa correr mal, e na política quem fica com o poder absoluto normalmente se traduz em arrogância absoluta", disse, Rui Barreto, na apresentação da candidatura de Gabriel Neto à presidência da Câmara Municipal da Calheta.

"Portanto, é bom que tenhamos consciência que precisamos de vereadores com fibra", mencionou.

Por outro lado, o líder do CDS disse apoiar a dinâmica comercial do setor imobiliário existente na Região, mas referiu que o Governo Regional precisa garantir que os madeirenses que "ganham mil euros" têm acesso a uma habitação.

O negócio imobiliário no setor privado "não pode pôr de lado os residentes que ganham mil euros", pois esses "têm direito a constituir família, têm direito a ter uma casa e, para eles, o Governo, através do Plano de Recuperação e Resiliência, deve garantir renda apoiada e acesso a casas a preços controlados para que possam viver cá condignamente", defendeu, precisamente num concelho que tem assistido a um interesse crescente de investidores estrangeiros com elevado poder de compra.

O líder do CDS declarou ainda que o partido abraça "causas" e não "modas" e quer ver replicado o "sucesso" da gestão centrista em Santana em outros concelhos.

À margem desta apresentação, em declarações à rádio JM FM, Barreto não se comprometeu, contudo, com outra vitória que não em Santana onde o partido concorre sozinho, mas desejou que Amílcar Figueira permaneça como vereador em Câmara de Lobos e que o "brilhante" presidente da Junta da Fajã da Ovelha, que agora concorre à Câmara da Calheta, seja eleito vereador.

Questionado se um resultado negativo do CDS nas eleições de 26 de setembro poderia colocar em causa a sua continuidade à frente do partido, Rui Barreto respondeu fazendo uma analogia com os treinadores de futebol. "Ganha-se, somos os maiores; perde-se, muitas vezes somos assobiados. Portanto, vivo tranquilamente", disse.

Por seu turno, Gabriel Neto fez uma série de promessas, se vencer a autarquia. Na área do ambiente, prometeu a criação de uma central de combustagem, a aquisição de meios para a limpeza do concelho e melhores acessos à praia. Na educação, mais bolsas de estudo. Na agricultura, aumento do regadio e de água potável, recuperação dos postos de rega comunitários e dinamização de mercados com produtos locais. Na economia e turismo, prometeu rever o PDM para potenciar o investimento. Na habitação, quer criar fogos em todas as freguesias para casais jovens.

Alberto Pita

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

No que diz respeito à Madeira, qual é a sua opinião sobre o Orçamento do Estado para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas