Subordinado ao tema ‘Haverá futuro para a educação sem o Rejuvenescimento Docente’, decorre esta sexta-feira o 13.º Congresso dos Professores da Madeira, organizado pelo Sindicato dos Professores da Madeira, que acontece no Savoy Palace e reúne 302 congressistas.
O primeiro a intervir nesta manhã foi o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, que começou por frisar que a tutela "tem procurado que as políticas de educação tenham o marco de coerência", enumerando tudo o que o GR tem feito em defesa desta classe que enalteceu, afirmando ser tão "essencial" na formação das novas gerações.
O governante referiu, na mesma explanação, que 94% dos professores têm vínculo permanente à Região, vincando o esforço encetado na fixação dos quadros de zona.
Por outro lado, Jorge Carvalho mencionou a melhoria dos resultados escolares e, no que ao ano de 2021/22 concerne, informou que 59% da classe docente na Região tinha menos de 50 anos, apontando à questão do rejuvenescimento.
No final, deixou a garantia de que os professores, que "estão no centro de todo o processo", podem contar com a secretaria. A sociedade, por seu turno, pode continuar "a confiar a formação das novas gerações", dado os quadros docentes qualificados que o arquipélago apresenta.
Romina Barreto