Foi divulgado esta tarde o pacote que visa, segundo José Manuel Rodrigues, secretário regional da Economia, evitar que o impacto nos custos das empresas se repercuta no dia a dia dos cidadãos, devido à guerra no médio oriente.
São dois incentivos que vão entrar em vigor, um sistema de incentivos a outros custos e um específico para os transportes. Vão aumentar os apoios aos setores das mercadorias e transitários, ao nível dos transportes.
O Sistema de incentivos ao funcionamento dos transportes passa de 600 mil para 750 mil euros. As medidas vão custar aos cofres da Região cerca de 9 milhões de euros.
Desta vez, o foco alarga-se ao tecido empresarial, com particular atenção para os setores com maiores custos energéticos.
Os apoios serão canalizados através do Instituto de Desenvolvimento Empresarial, sob tutela da Secretaria Regional da Economia.
Assim, diz José Manuel Rodrigues, evita-se sobressaltos e despesas insuportáveis para as famílias madeirenses e para o tecido empresarial.
Estes apoios têm de cumprir a legislação europeia e portuguesa, por isso pode demorar ainda um pouco a ser realizada as referidas portarias.