Os alunos de 10.º ano de todos os cursos da Escola Secundária de Francisco Franco vão receber formação em suporte básico de vida, operacionalizada pelo Serviço Regional de Proteção Civil, no âmbito da campanha promovida pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia.
De forma a chegar aos cerca de 700 alunos, estão calendarizadas 32 sessões. Com a duração de 90 minutos, e iniciadas na semana passada, prolongam-se até início de maio.
A formação decorre no ‘Polivalente’, junto ao Jardim das Oliveiras, o jardim interior da escola.
O suporte básico de vida é um conjunto de procedimentos essenciais para a identificação e resposta rápida a emergências médicas, situações em que a habilidade e o treino do cidadão para executar as manobras pode significar a diferença entre a vida e a morte, especialmente nos minutos críticos antes da chegada dos meios de socorro.
Esta ação, que integra o tema ‘Gestos que Salvam Vidas’ do projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos, é dinamizada por formadores do Serviço de Emergência Médica Regional, com uma forte componente prática de massagem cardíaca com a atividade intitulada ‘Todos sabem reanimar’, num formato ‘mass training’, visando a capacitação dos alunos para a resposta adequada a emergências.