MADEIRA Meteorologia

25 anos de Laurissilva na UNESCO no Parque Temático

Data de publicação
21 Maio 2024
12:18

Já começaram os trabalhos de retirada de plantas invasoras para a criação de uma área de Floresta Laurissilva no Parque Temático da Madeira.

Esta iniciativa é coordenada pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) e junta várias entidades, nomeadamente a Direção Regional da Juventude, Junta de Freguesia de Santana e o próprio Parque Temático. O objetivo passa pela criação de uma área de floresta interpretativa onde os visitantes, residentes e estrangeiros, possam conhecer as diferentes espécies que compõem a floresta, assim como também colocar em destaque aquelas com valor ornamental.

Além deste objetivo pretende-se que seja uma área onde a plantação das plantas indígenas e endémicas, assim como a manutenção subsequente, seja dinamizada pela população jovem de toda a ilha, mas com maior enfoque na população mais próxima. De acordo com os responsáveis do IFCN, que recentemente visitaram a área, além da valorização do Parque Temático existe uma grande aposta no envolvimento da população como garante da preservação de um dos nossos mais valiosos bens naturais - a Floresta Laurissilva.

Segundo adiantaram, esta é só mais uma de muitas ações que serão levadas a cabo até ao fim de 2025 para assinalar este momento importante para a Região – Os 25 anos da Floresta Laurissilva como Património Mundial da UNESCO.

Recorde-se que a Floresta Laurissilva foi inscrita nas listas do Património Mundial em 1999 e desde então são o único bem português que tem esse estatuto junto da UNESCO. Em Portugal existem 17 bens inscritos na Lista de Património de Mundial, sendo que os outros pertencem às categorias de bem cultural ou misto.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Considera que o novo governo vai cumprir o mandato?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas