No plenário madeirense, hoje é dia de debate mensal com o Governo Regional. Em apreciação está a Economia, tema proposto pela Assembleia Regional, lembrando ao hemiciclo Miguel Albuquerque e os seus secretários regionais, notando-se as ausências de Susana Prada, Pedro Ramos, Humberto Vasconcelos, Eduardo Jesus e Teófilo Cunha.
No arranque, coube ao presidente do Governo Regional uma intervenção inicial, com Albuquerque a efetuar uma resenha da travessia da pandemia, relevando a ação do seu Executivo e, fruto disso, "a Madeira e o Porto Santo resistiram e ultrapassaram com sucesso esse gigantesco desafio".
O presidente do Governo Regional atesta esta sua leitura com números, registando que "em abril de 2021 o indicador Regional de Atividade Económica demonstrou que a Madeira voltava a crescer depois do período de pandemia e desde aí foram 16 meses consecutivos com crescimento económico".
"O desemprego desceu 20 meses de modo consecutivo para o valor mais baixo dos últimos 13 anos e a população empregada ronda as 122.500 pessoas", acrescentou.
David Spranger