Arrancou esta quarta-feira o Fórum Internacional Amigos da Amazônia 2023, uma iniciativa do Instituto Amigos da Amazônia (iAMA), uma organização sem fins lucrativos sediada em Portugal, que decorre durante dois dias no Funchal.
Trata-se de um fórum que tem como objetivo criar oportunidades para o debate e o intercâmbio cultural entre a Amazônia e Portugal. O evento contempla conversas e atividades culturais a envolver entidades portuguesas e brasileiras, apresentando-se como uma oportunidade de "debater a realidade amazônica. explorar maneiras de engajamento e gerar compromissos iniciais de diferentes segmentos da sociedade portuguesa e europeia para a conservação da Floresta Amazônica e a proteção dos seus povos."
Na abertura dos trabalhos, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, reconheceu que comparar a Amazónia com a Madeira é "quase um atrevimento", contudo, acredita que "não importa o tamanho, importa a forma como se faz".
Nesse sentido, defendeu que a Região, apesar das suas reduzidas dimensões, pode ser vista como um exemplo nas políticas ambientais adotadas pela defesa da sua floresta, sendo esta uma ótima ocasião para a troca de experiências e ideias para o futuro.