É hoje inaugurada pelo presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, a obra de regularização e canalização da Ribeira da Tabua, uma empreitada cuja segunda fase, que agora se conclui, esteve orçada em 9,2 milhões de euros, e que propõe "melhorar, significativamente, a segurança das pessoas e bens" localizados na sua envolvência.
Conforme explicou a Presidência do Governo Regional, a segunda fase deste projeto veio dar continuidade à canalização, já executada, entre a ER 222 e a foz da Ribeira da Tabua. A obra, cujo investimento foi comparticipado em 75% pelo POSEUR, iniciou-se no início de dezembro de 2020, tendo sido executada num prazo de 20 meses. A mesma fonte recorda que a primeira fase da empreitada de regularização da ribeira da Tabua a montante da ER 222 custou 1.205.099,83 euros e foi concluída em julho do ano passado.
O investimento global na ribeira da Tabua ascende, portanto, aos 10,4 milhões de euros. Para além da canalização da referida ribeira, entre o sítio dos Lugares e o sítio da Praia, um troço com extensão de 800 metros, este projeto compreendeu ainda a canalização de um troço da ribeira ao sítio da Madágua e a canalização de um ribeiro, entre o sítio da Corujeira e o canal principal da ribeira, junto à ponte da E.R. 222.
Foi também reconstruído um pontão rodoviário e pavimentado um novo arruamento, com cerca de 200 metros de extensão, na margem direita da ribeira, com o objetivo de permitir o acesso para fins de limpeza e manutenção na ribeira.
Catarina Gouveia