Isabel II ordena reunião urgente com Harry, William e Carlos

Redação

Pai e filhos deverão reunir-se em Sandringham, com a rainha Isabel esta segunda-feira, dia 13 de janeiro.

Após o anúncio público de Harry e Meghan, no passado dia 8 de janeiro, no que se refere ao afastamento dos seus estatutos de "membros sénior" da realeza, a rainha decidiu convocar uma reunião de urgência com os netos Harry e William e com o pai de ambos, Carlos.

De acordo com a revista People, o encontro será já amanhã e não contará com a presença de Megan que já se encontra com o filho em Vancouver Island, no Canadá.

De acordo com o testemunho dado por uma fonte próxima do palácio à publicação, o objetivo é "esclarecer tudo".

"O pedido para que a situação seja resolvida rapidamente ainda é o desejo de sua majestade. O objetivo é conseguir fazê-lo em dias, não semanas. Há um acordo e compreensão genuínos de que cada decisão demorará o seu tempo a ser implementada", acrescentou a fonte.

Recorde-se que os duques de Sussex anunciaram na última quarta-feira que renunciaram aos seus deveres reais, uma decisão que surpreendeu tudo e todos.

Nas redes sociais, o casal escreveu a razão do seu afastamento mas o assunto não pode ser aceite assim, de ânimo leve, pela rainha.

Eis a justificação dada por Megan e Harry: "Depois de muitos meses de reflexão e discussões internas decidimos fazer uma transição este ano e começar a dar passos para chegar a um novo lugar nesta instituição. A nossa intenção é deixar de ser membros 'sénior' da família real e trabalhar para sermos independentes financeiramente enquanto continuamos a apoiar por completo Sua Majestade, a rainha. Com o vosso encorajamento, particularmente nos últimos anos, sentimo-nos preparados para fazer este ajuste. Agora planeamos dividir o nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte, continuando a honrar os nossos deveres com a rainha, a Commonwealth e os patrocínios. Este balanço geográfico vai permitir-nos educar o nosso filho para que aprecie a tradição real na qual nasceu, além de dar espaço à nossa família para se concentrar na próxima etapa, incluindo o lançamento da nossa nova organização de caridade."Desejamos partilhar todos os detalhes desta nova etapa quando chegue o momento, enquanto continuamos a colaborar com Sua Majestade, a Rainha, o Príncipe de Gales, o Duque de Cambridge e todos os outros membros. Até lá, aceitem o nosso mais profundo agradecimento pelo vosso apoio".