MADEIRA Meteorologia

Espanhol Luis Suárez, ‘lenda’ do Inter Milão, morre aos 88 anos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Julho 2023
11:44

O antigo internacional espanhol Luis Suárez, bicampeão europeu pelo Inter Milão e vencedor da Bola de Ouro na década de 60, morreu hoje, aos 88 anos, informaram a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e o clube italiano.

"A Real Federação Espanhola de Futebol e o seu presidente, Luis Rubiales, querem transmitir os mais sentidos pêsames a toda a família e amigos de Don Luis Suárez Miramontes, falecido este domingo, 09 de julho", refere a nota divulgada no site oficial da RFEF.

O Inter Milão, clube que Luis Suárez representou entre 1961 e 1970, manifestou "profunda tristeza" pelo desaparecimento do antigo médio, "um enorme jogador" do clube, que "inspirou gerações", recordando ainda uma frase de Helenio Herrera, o treinador que conduziu Suárez e os ‘nerazzurri’ aos títulos europeus de 1964 e 1965, este último frente ao Benfica (1-0), em San Siro.

"Como um dia disse Helenio Herrera, ‘se não souberem o que fazer com a bola, passem-na ao Suárez", parafraseou o Inter.

Já o FC Barcelona, clube que ‘Luisito’ representou antes de rumar ao Inter, fala num "dos melhores jogadores da história do futebol espanhol" e numa "peça-chave do Barça na segunda metade da década de 50".

Em quase 20 anos de carreira como futebolista, Luis Suárez representou apenas quatro clubes, nomeadamente Deportivo, FC Barcelona, Inter Milão e Sampdoria, mas foi nos catalães e nos milaneses que se destacou, tendo ainda sido eleito o melhor jogador do mundo com o prémio ‘Ballon D’Or’ em 1960.

Pelo ‘Barça’, no qual jogou entre 1954 e 1961, conquistou dois campeonatos espanhóis, duas taças do Rei de Espanha e duas taças das Cidades com Feiras, enquanto no Inter arrecadou três campeonatos italianos, duas taças dos Campeões Europeus e duas taças Intercontinentais.

Além de ter participado com Espanha nos mundiais de 1962, no Chile, e de 1966, em Inglaterra, ajudou ‘la roja’ a conquistar o Campeonato da Europa de 1964.

Após terminar a carreira de jogador, foi treinador do Inter Milão em mais do que uma ocasião (1974/75, 1991/92 e 1995/96), tendo ainda orientado Sampdoria, SPAL, Cagliari, Como, Deportivo, Albacete, além da seleção principal de Espanha, que liderou no Mundial1990, e os sub-21 espanhóis, que conduziu ao título europeu da categoria em 1986.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
26/06/2024 08:00

Numa Europa envelhecida, com uma estrutura etária de decréscimo populacional, plasmada numa pirâmide etária, que no passado se designava por tampa de caixão,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com o investimento de 14 milhões de euros num navio de investigação?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas