MADEIRA Meteorologia

CDS dá liberdade de voto para a segunda volta das presidenciais

Alberto Pita

Jornalista

Data de publicação
22 Janeiro 2026
20:34

O Conselho Regional do CDS-PP Madeira decidiu dar liberdade de voto aos seus militantes na segunda volta das eleições presidenciais, a exemplo do que foi feito na primeira volta do passado domingo.

Para 8 de fevereiro, “não haverá orientação de voto e cada militante do CDS é livre de, a título pessoal, apoiar o candidato que entende que serve melhor a autonomia, a democracia e o progresso de Portugal”, refere um comunicado emitido esta noite pelo partido.

O Conselho Regional do CDS-PP Madeira espera que os candidatos que passaram à segunda volta “sejam claros e inequívocos nas suas posições em matéria de autonomia, na questão da mobilidade dos madeirenses e porto-santenses, no cumprimento do princípio da continuidade territorial e sobre os investimentos, em atraso, do Estado na Região”.

No comunicado, o CDS reafirma que “os custos de insularidade são custos de soberania e devem ser assumidos pela República e defende que o futuro Chefe de Estado deve ter um forte compromisso com os direitos dos portugueses das Regiões Autónomas”.

O Conselho Regional do CDS Madeira manifestou, por outro lado, o seu “firme repudio” pelas alterações ao subsídio de mobilidade que são “muito lesivas dos direitos dos madeirenses e porto-santenses”. Em vez de facilitar, o Governo da República veio “complicar” a vida dos portugueses da Madeira e dos Açores, introduzindo “burocracia discriminatória e fazendo com que os cidadãos tenham que pagar preços mais altos nas deslocações de ida e volta para o exterior”.

O CDS reafirmou que os madeirenses só devem pagar os 79 euros e os estudantes 59 euros, quando compram as suas viagens para o continente. “Só assim se cumpre, plenamente, o princípio da continuidade territorial e os direitos dos portugueses das Regiões Autónomas, inscritos na Constituição”, refere o comunicado.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Qual foi o resultado mais surpreendente da primeira volta das eleições presidenciais na Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas