Isabel Santa Clara encerra a série ‘em viagem’ comentada

A série em vídeo, dedicada às obras dos artistas plásticos que participaram na exposição ‘em viagem’ comentada, encerra hoje, com a obra de Emanuel Sousa, Voyage to Neptune, acrílico e carvão sobre tela, comentada por Isabel Santa Clara.

Esta iniciativa do Governo Regional, através da Secretaria regional de Turismo e Cultura, teve início a 11 de junho, com a publicação diária, em todas as plataformas digitais, incluindo o canal ‘Cultura Madeira’. https://www.youtube.com/channel/UCzMKf7rk709MP4roem_gHnQ

Emanuel Sousa nasceu no Funchal, em 1977, vive e trabalha em Londres. Frequentou o Instituto de Arte e Design da Universidade da Madeira, e posteriormente a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Utiliza como meios de expressão principais a Pintura e a Escultura.

Isabel Santa Clara, licenciada em pintura pela Academia de Música e Belas Artes da Madeira, em 1975, onde iniciou a atividade docente. Lecionou depois no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e na Universidade da Madeira disciplinas das áreas de artes plásticas, de história da arte e de estudos interartes. A sua tese de doutoramento, em 2004, incidiu sobre a pintura maneirista na ilha da Madeira. A investigação desenvolvida nestas áreas tem sido divulgada através de comunicações em colóquios, textos em obras colectivas e periódicos, e programas televisivos.

Foi responsável pela curadoria e elaboração de textos para catálogos de numerosas exposições de arte contemporânea, entre as quais se destacam Horizonte móvel - Artes Plásticas na Madeira 1960-2008, no Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Paralelamente-Amândio de Sousa e Jorge Pinheiro, em 2016, e Alvoro, de António Barros, em 2017, no MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira.

É colaboradora do ARTIS (Centro de Investigação do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e do CIERL (Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira). Como artista plástica expõe desde 1973 pintura, desenho e instalação.