Van Zee confirmado para o Summer Opening 2021

Catarina Gouveia

O madeirense Van Zee atua no dia 17 de Julho no Parque de Santa Catarina, nesta que é mais uma (re)confirmação para o Summer Opening 2021.

Van Zee é um rapper natural da ilha da Madeira, sendo que o seu último single, 'Tempo', "tem crescido a altas velocidades e está a quebrar as barreiras que os artistas madeirenses têm vindo a encontrar, entre o seu talento e os ouvidos do país", realça a organização. A canção foi lançada no dia 12 de fevereiro de 2020 e já conta com mais de 125 mil streams no Spotify e 150 mil views no YouTube.

O artista começou a sua carreira musical publicamente em março de 2018, com o tema 'Noites em Branco', quando tinha apenas 15 anos de idade. Desde cedo percebeu que não se limitava a uma "caixa" e adotou a sua própria identidade que percorre vários estilos no espectro do rap. Começou a ouvir hip hop relativamente cedo e tem como maior influência e inspiração o artista Allen Halloween, pois este também nunca adotou um só estilo e missão. Também segue outros artistas nacionais como Valete, ProfJam, Virtus, Mike El Nite, L-Ali e Phoenix RDC. Na cena internacional, inspira-se em artistas como os Mobb Deep, A Tribe Called Quest, J. Cole e Kendrick Lamar. São estas fontes de inspiração e algumas mais que auxiliaram a criação do estilo do Van Zee.

O lema do artista, 'Madeira no Mapa', é o "volante" da sua música, tendo sempre como objetivo principal promover a valorização da arte urbana na sua Região e expandi-las por todo o país. É também daqui que nasceu o seu projeto criado com outro artista regional - klosxe - a Stereo Lab, que tem como objetivo a junção de talento madeirense para promover o potencial da ilha, mudar pensamentos e projetar o hip-hop.

"Madeira no Mapa, Van Zee no Parque no dia 17 de Julho", conclui a organização do Summer Opening.

Recorde-se que a edição de 2021 do Summer Opening irá decorrer em dois fins de semana, a 16, 17, 23 e 24 de julho. Conta já com cinco nomes reconfirmados: Bispo, Deejay Telio, Plutónio, Slow J e Van Zee.