Orquestra Clássica da Madeira junta vários artistas no concerto do Dia da Região

Redação

A Orquestra Clássica da Madeira 8OCM) apresenta amanhã, em direto, às 21:45, a partir da RTP-Madeira e RTP-Internacional., o concerto do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, numa iniciativa da Assembleia Legislativa da Madeira.

De acordo com a OCM, "com uma formação sinfónica de cerca de 60 músicos em palco, com direção do maestro Francisco Loreto", apresentará o seu tradicional concerto comemorativo do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses "num registo fora do habitual".

"Será um concerto ao ar livre, respeitando as recomendações das instituições de saúde e com transmissão em direto pela RTP Madeira e RTP Internacional. Este ano, numa iniciativa da Assembleia Legislativa da Madeira, este concerto conta com a participação de seis extraordinárias vozes da nossa região, Miguel Pires, Vânia Fernandes, Cristina Barbosa, Elisa Silva, Diana Duarte e Tiago Silva. Neste concerto, contamos ainda com a participação especial de Pedro Marques na guitarra portuguesa", explica Norberto Gomes, diretor artístico da OCM.

O responsável destaca ainda algumas orquestrações feitas especialmente, para este momento, por Ricardo Dias e Francisco Loreto que deram uma nova "roupagem" sinfônica a algumas canções.

"Um programa de inspiração regional, nacional e internacional, que neste momento marca um vislumbre de uma possível normalidade na nossa atividade profissional e o reencontro dos músicos da Orquestra Clássica da Madeira nos ensaios regulares, contando também com a participação de 13 jovens formandos do Conservatório - Escola das Artes da Madeira, numa parceria de longos anos destacando a responsabilidade formativa da Orquestra Clássica", explica Norberto Gomes, salientando que "é com um enorme sentimento de gratidão e partilha que a Orquestra volta a oferecer o melhor que tem para dar, a sua música".

"A arte, e a música em especial, proporciona laços de afeto entre os seres humanos fazendo sobressair o seu melhor. É a alegria que proporcionamos quando fazemos música em conjunto e para alguém, que nos dá o alento e a energia para continuar a apostar neste projeto artístico de que tanto nos orgulhamos", finaliza.