Duarte Encarnação comenta projeto de Desidério Sargo

Redação

Duarte Encarnação vai comentar o projeto de Desidério Sargo(in)confidências, projeto de Media Instalação, que marcou a exposição "em viagem", no Centro Cultural – Quinta Magnólia.

De acordo com nota da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, (in)confidências, trata-se de um quiosque digital, vídeo e autocarro clássico de transportes público de Desidério Sargo.

Licenciado em Artes Plásticas, Pintura, pela Universidade da Madeira, frequentou a Faculdade de Bellas Artes de Castilla-La Mancha, Cuenca – Espanha integrando o programa Erasmus. Desenvolveu cursos e estágios artísticos no âmbito do Programa Leonardo da Vinci, em Itália. Expõe individual e coletivamente desde 1998.

Duarte Encarnação é doutorado em Belas Artes pela Universitat Politècnica de València, Departamento de Escultura, Facultat de Belles Arts de San Carles, Valência, Espanha, 2010. Professor Auxiliar no Departamento de Arte e Design da Faculdade de Artes e Humanidades, Universidade da Madeira.

Desenvolve um trabalho híbrido entre a escultura, o desenho e a arquitetura, refletindo sobre o mundo actual, os elementos de ficção, a história e o espaço público como espaço político explorando as naturezas distópicas e utópicas.

Realiza a sua primeira exposição individual, intitulada: "Velocidade de Escape" comissariada por Adonay Bermúdez, MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, 2018. Integrou várias colectivas em Portugal e no estrangeiro.

Foi selecionado e distinguido na XXXI edição do "Premio Bancaixa", IVAM Instituto Valencià d´Art Modern, Valencia; "1º prémio Henrique e Francisco Franco" de aquisição ex/aequo em Escultura, Casa das Mudas; Menção honrosa na 3.ª edição do Prémio Henrique e Francisco Franco, Casa das Mudas;

Publicou desenhos na revista FLANZINE #7 "Miopia"; Revista INÚTIL #4 – "Morte", Lisboa; DXi magazine #45 – "Fuego", Valencia.

Está representado em coleções particulares e na coleção do MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, Casa das Mudas.

Os vídeos encontram-se disponíveis nas diversas plataformas digitais do Governo Regional.