Arquivo da Banda Recreio Camponês doado à Região

Redação

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, presidiu hoje à cerimónia de assinatura do contrato de cedência à Região Autónoma da Madeira, do arquivo da Banda Recreio Camponês, cujo ato decorreu no Arquivo e Biblioteca Pública da Madeira.

Na ocasião, e dirigindo-se a Cláudio Vieira, presidente da direção da Banda Recreio Camponês, o governante fez questão de agradecer a doação do arquivo à Região, tendo salientando que o espólio representa um importante contributo histórico que agora fica disponível para ser estudado sob múltiplos ângulos, contribuindo assim para um maior aprofundamento da história e cultura madeirenses.

O arquivo é constituído por um conjunto de obras de diversos géneros musicais, livros de atas da Assembleia Geral, da Direção e da Comissão Administrativa, estatutos, regulamentos de ensaios e serviços, livros de escrituração, correspondência, fotografias, entre outros. Este arquivo é composto por documentos que se iniciam no primeiro quartel do séc. XX, tendo a Banda Recreio Camponês sido fundada em 1 de dezembro de 1910. Após tratamento, a documentação estará disponível para consulta pública.