Baltazar Dias prepara espetáculo baseado em histórias da “população mais envelhecida”

Lusa

O Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal, Madeira, está a preparar um espetáculo designado "Quando eu era pequenino", baseado em relatos e histórias da "população mais envelhecida", divulgou hoje a instituição, tutelada pelo município.

"A ideia, numa primeira fase, que decorrerá até julho, é convidar toda a nossa comunidade a enviar-nos episódios e aventuras das quais se lembrem com um brilho nos olhos", refere em comunicado de imprensa, indicando que o projeto assenta numa coprodução com os atores João Paiva e Ricardo Brito.

"Quando Eu era Pequenino" pretende "traçar o panorama recente de toda uma geração consumida pelo tempo", funcionando nesta primeira fase como um "laboratório" de pesquisa e criação.

"Os netos devem perguntar aos avós, os filhos aos pais, e todos os que se queiram juntar serão bem-vindos", lê-se no comunicado, no qual o Teatro Municipal Baltazar Dias reforça que quer "mergulhar na história das pessoas da Madeira", tendo sempre presente "o que se ganhou com o tempo e o que se perdeu com a saudade".

Após a fase de recolha, segue-se a construção do espetáculo, entre setembro deste ano e fevereiro de 2021, e depois o período de exibição, entre março e julho de 2021.

"Não faria sentido para nós construir um espetáculo sobre a comunidade se não abrirmos o processo à própria comunidade e, para isso, temos pensadas algumas atividades paralelas como encontros e tertúlias para trabalhar de perto com todos", explicou a instituição.

O Teatro Municipal Baltazar Dias foi inaugurado em 1888 e é o recinto de espetáculos mais emblemático da capital madeirense.