Obra de Heliodoro Dória celebra 33 anos da ‘Tunacedros’
‘Melodias em São Roque do Faial Tunacedros’ é o livro da autoria do professor Heliodoro Dória que celebra 33 anos de existência desta coletividade, assim como os mais de 80 elementos que já passaram por este projeto.
Heliodoro Dória, assim como o seu irmão, Geraldo Dória, são, atualmente, os dois únicos elementos que estão deste o início na ‘Tunacedros’, com o autor a adiantar ao JM que a ideia de escrever esta obra já vem de há muito, quando ainda era presidente da Casa do Povo de São Roque do Faial (cargo que deixou há oito anos).
Esta instituição conseguiu concretizar este intento, agora, com apoios do PRODERAM - Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira, através da ADRAMA, com a edição de um livro a cores, com 140 páginas e uma tiragem de mil exemplares. As ilustrações são de David Monteiro.
Estes exemplares servirão para divulgar a ‘Tunacedros’ da Casa do Povo de São Roque do Faial, que foi fundada no ano de 1987, e conta atualmente com 16 músicos. Curiosamente, surgiu integrada no grupo de jovens da Paróquia - em que Heliodoro e Geraldo Dória estavam - e, posteriormente, foi integrada na Casa do Povo, quando esta foi criada, explicou o docente e músico.
Heliodoro Dória revelou ainda ao nosso jornal que ‘Melodias em São Roque do Faial Tunacedros’ é composto por três capítulos, um dedicado à história do grupo, à sua recolha musical e atuações e intercâmbios que tem realizado ao longo destas últimas três décadas.
Ilustrado com inúmeras fotografias, para também preservar o legado da ‘Tunacedros’, incluirá ainda um segundo, com testemunhos de mais de 30 pessoas que estão ou estiveram ligadas ao projeto. Desde antigos e atuais elementos, Heliodoro Dória também dá voz a quem colaborou com o grupo.
Um terceiro capítulo apresenta uma dúzia de partituras originais da ‘Tunacedros’, fruto da recolha que fizeram.
A obra será lançada na próxima quarta-feira, dia 19, às 18 horas, na Casa do Povo de São Roque do Faial. Com apresentação a cargo de Ilda Gonçalves, este momento contará com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.