Mickey Mouse chegou à banda desenhada há 90 anos

Ao contrário do que quase sempre acontece no mundo da Disney, a estreia do rato Mickey deu-se no cinema de animação, em novembro de 1928, tendo chegado posteriormente à BD, a 13 de janeiro de 1930.

Essa primeira incursão pelo papel aconteceu nas tiras a preto e branco, publicadas diariamente nos jornais norte-americanos, lembra o Jornal de Notícias.

Numa banda desenhada escrita pelo próprio Walt Disney, desenhada por Ub Iwerks e passada a tinta por Win Smith, a primeira tira tinha por título "He"s Going to Learn to Fly Like Lindy" e, em cinco vinhetas, mostrava um jovem Mickey campestre, deitado num monte de feno, a sonhar acordado com viagens de avião e um encontro com Charles Lindbergh, que fizera o primeiro voo transatlântico sem escalas três anos antes.

A partir de 1937, Mickey Mouse evoluiu, tornou-se mais sério e graficamente mais humano, tendo vivido aventuras policiais, de ficção científica ou terror, e até combatido na II Guerra Mundial contra os nazis.

Ainda segundo o JN, a tira diária foi publicada ininterruptamente até 29 de julho de 1995, data em que as aventuras de Mickey, que há muito se tornara um herói de renome mundial, já tinham conhecido outras origens geográficas, como os países nórdicos ou a Itália.