XV Concurso Tocar do Búzio a 10 de novembro em São Roque do Faial

A Casa do Povo de São Roque do Faial realiza, no domingo, dia 10 de novembro, a partir das 17:00 horas, na sede da Casa do Povo, o XV Concurso Tocar do Búzio.

"Com este concurso pretendemos reavivar a tradição de na véspera de São Martinho tocar os búzios", refere a Casa do Povo em comunicado, explicando ainda que "as populações mais novas desconhecem esta tradição centenária".

"Outro dos objetivos do concurso é dar oportunidade às pessoas interessadas poderem tocar o búzio. O concurso é aberto a todos os interessados e serão atribuídos prémios às categorias de Homem, Mulher e Criança que tenham a melhor pontuação nas seguintes provas: toque mais forte, toque mais longo e toque mais artístico. O concurso far-se-á em três partes, sendo: 1ª toque mais forte; 2ª toque mais longo; 3ª toque mais artístico. Para o efeito é criado um júri constituído por 3 elementos. Das decisões do júri não há direito a reclamações", acrescenta.

O concurso é aberto a todos os interessados, mesmo não sendo residentes na freguesia. As inscrições podem ser feitas através do email: cpsaoroquedofaial@gmail.com ou do nº de telefone 291575030. Também se poderão inscrever no local até à hora prevista para o início do concurso. Quem não possuir búzio pode participar nesta atividade, sendo que a Casa do Povo disponibiliza alguns búzios para o efeito.

Logo após o concurso haverá a Festa de São Martinho onde serão dadas a provar iguarias típicas da época, o vinho novo e a sidra. Haverá animação a cargo do Grupo de Tocares e Cantares “Camponeses”.

"Com esta atividade, a Casa do Povo de São Roque do Faial pretende que as tradições da freguesia se mantenham, pois elas são um pouco da alma deste povo", conclui a nota.