‘XXIX Festival Nacional e Internacional de Folclore’ anima hoje a Ponta do Sol

Sofia Lacerda

O concelho da Ponta do Sol já festeja os seus 518 anos, com um programa diversificado que começou na passada quinta-feira e que se prolongará até 8 de setembro.

Hoje é dia do ‘XXIX Festival Nacional e Internacional de Folclore’, a partir das 21h30, na Avenida 1.º de Maio, num momento que é descrito como sendo “a celebração da cultura popular no seu expoente máximo”.

Este ano com o tema ‘Transportes’, o evento contará com a participação de grupos oriundos da Madeira, Guimarães, Santa Maria da Feira, Açores, Viana do Castelo, Eslováquia, Rússia e Polónia.

À meia-noite, a rua Dr. João Augusto Teixeira receberá música na rua, para um momento de descontração neste fim de semana.

De igual forma, o domingo estará repleto de razões para visitar a Ponta do Sol, logo a partir das 15 horas, com o ‘VII Concurso de Joeiras e Papagaios da Ponta do Sol’, no Lugar de Baixo, havendo depois, ao início da noite, música na Avenida, no palco do ‘Festival de Folclore’.

Às 21h30, este mesmo palco acolhe o evento ‘Ponta do Sol nos Ritmos do Mundo’.

“Pensado e executado por atuais e antigos elementos do Grupo de Folclore da Ponta do Sol, este espetáculo convida a assistir a uma viagem pelo mundo de um emigrante ponta-solense que adapta as canções tradicionais da Ponta do Sol aos ritmos e sonoridades características do país onde chegou”.

Neste concerto, poderá ouvir as músicas tradicionais madeirenses, mas com ‘sabores e pinceladas’ do Brasil, Venezuela, Estados Unidos e África do Sul, entre outros.